×

| PT | EN | ES

Como escolher o melhor mobiliário para consultórios e clínicas médicas

por Diogo Zampieri | Design, Dicas, Life Style | 05/12/2020




Consultório contemporâneo com o mobiliário da SCA Bento Gonçalves (RS). O projeto assinado pela arquiteta Tereza Federizzi traz o padrão Ciliegio Scuro

Sabemos que, na maioria das vezes, ir ao médico não é o passeio mais agradável. Mas apostar em um ambiente confortável e leve, tanto na sala de espera como na área das consultas, pode tornar o momento muito mais gostoso, não só para os especialistas como os pacientes. Por isso, se você pretende montar o seu próprio consultório ou clínica médica, a SCA Jardim Europa reuniu algumas recomendações para eleger o melhor mobiliário para os espaços.

Não é à toa que hospitais, clínicas e consultórios, em geral, apresentam estilos e tons semelhantes, especialmente as cores claras. Para evitar a contaminação de vírus ou bactérias, os revestimentos de piso, parede, bancada e móveis precisam ser de fácil limpeza e cumprir todas as normas de higiene e limpeza.

A escolha do mobiliário merece todo cuidado. Além de medidas confortáveis e ergonômicas para bancadas, mesas e cadeiras, as peças devem ser de alta durabilidade e resistência à constante limpeza. Na sala de espera, onde é possível ousar mais, os materiais claros podem ser misturados com toques claros e uma iluminação suave. O laminado melamínico é uma ótima opção para revestir os móveis, pois além de durável e resistente, pode ser limpo rapidamente com pano umedecido.

Na sala de atendimento a atenção é redobrada. A SCA Jardim Europa tem um vasto portfólio de acabamento para mesas, divisórias e painéis. As cores indicadas são sempre as claras e o uso da madeira ajuda, e muito, e trazer a sensação de acolhimento. Nas paredes, procure evitar nuances muito chamativas, que estimulem a agitação nos pacientes. As cores intensas, como o preto e o vermelho, podem estar nos objetos decorativos.

Uma ótima dica é apostar em móveis planejados, que aproveitam bem cada espaço. A SCA Jardim Europa poderá lhe ajudar a pensar nas melhores alternativas de acabamentos a ferragens.

A iluminação também faz toda diferença. Luzes fortes podem contribuir para dores de cabeça, então não são indicadas. Vale pensar na iluminação indireta, como lustres, abajures, luminárias, entre outras opções. Uma ideia bacana é recorrer às luzes de LED numa cor quente, que não esquentam e são sustentáveis.

Para o piso, os materiais frios são os mais indicados, como por exemplo, cerâmica ou porcelanato, além de alguns tipos de vinílicos. Carpetes e tapetes devem ser evitados, pois contribuem para o acúmulo de pó e bactérias.

Não é só um bom atendimento que conquista pacientes, um ambiente aconchegante também faz toda a diferença. Pense nisso!


Deixe um Comentário